6 de mai de 2009

Caminhada

Caminhada: atividade simples e eficaz

Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas mesmo que você caminhe todos os dias isso não quer dizer que o faça corretamente.

A caminhada a passos rápidos ou caminhada forçada e ininterrupta queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros.

Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. Mas para caminhar rápido, também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).

Quando você já estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de Educação Física.

Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:

- Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.

- Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.

- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.

- Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros.

- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.

- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.

- Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras.

- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.

- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.

Trabalhe da seguinte maneira:


Andar é fácil, gostoso, barato e faz bem. Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que esta atividade proporciona.

Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento.

******************

Eu já estou sentindo a diferença.

Iniciei minha caminhada e meu projeto "Gostosa no final do ano" há mais ou menos um mês e meio e já estou sentido os resultados. Meu condicionamento melhorou muito.

Hoje já caminho 6 km diarios. Fico cansadinha sim, mas ta valendo muito a pena.

Bjus a todos.

4 comentários:

Belzinha ... disse...

oi lindona, eu tb faço a minha caminha faço 30 minutos de manha e a tarde... me fala mais sobre esse projeto " gostosa ate o final do ano"?

Jacada?? é um termo que as blosferas usam qdo come demais, usa " pé na jaca" ou jacada.. rsss

bjs

Tâm disse...

Tchucaaa já volteiii
nem deu tempo de senti minha falta!!!
=)
obrigada pelo coments!!

Boa sorte nesse projeto!!
tbm quero fk gostosa ate o final do ano se possivel antes!!
hahahah
continua com essa programação tchucaaa . . .bjuu

Renata disse...

Ficou lindo o blog, de cara nova.
Caminhar é tudo de bom, com suas dicas então, amei, estava fazendo algumas coisinhas erradas, gosto de correr mas não todos os dias, desgasta muito ai o dia que não corro, faço a minha bela caminhadinha, hehehe
BJIM
T+

Tâm disse...

Tchuca vamos sim!!!!!
então entra cmg no meu desafio do mês perder 1kg por semana que tal?!
me diz
bjinho